RedeTVi - Notícias | Economia

Crescimento do turismo no país impulsiona feira do setor

Evento realizado em São Paulo contou com os princpais representantes da indústria, além do ministro do Turismo e secretários

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou crescimento do setor: (Foto: Ale Frata/ABAV/Divulgação)

A indústria do Turismo nacional compareceu em peso à 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, realizada na semana passada em São Paulo. Realizado entre os dias 25 e 27, o evento reuniu a cadeia turística nacional, além de companhias aéreas, empresas marítimas, destinos nacionais e internacionais, além de agências e operadoras, entre muitos outros segmentos. A feira acontece anualmente numa parceria da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

O evento foi marcado por um clima de grande otimismo. Em um período de incertezas para muitos segmentos econômicos, o turismo segue na contramão, crescendo muito acima da média. A presidente da Abav, Magda Nassar, analisou alguns dos números. “Enquanto a economia cresce 0,4% e o volume de serviços cresce 0,8% no Brasil, o turismo registrou crescimento de 3,2% de janeiro a julho deste ano*. É o setor que mais cresce mês a mês. Apenas em julho, US$ 598 bilhões foram injetados na nossa economia* com gastos de turistas estrangeiros, representando um aumento de 43,4%", destacou.

O primeiro dia de evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que destacou o setor como ferramenta crucial para a retomada do crescimento do país. Ele listou exemplos de países que se reergueram economicamente após seguir este caminho, como Grécia, Portugal e México. “O turismo tirou esses países das cinzas”. Ele também apontou medidas do governo, como a MP da Liberdade Econômica, como ações necessárias para impulsionar o PIB brasileiro. “Estas são algumas de nossas ações para gerarmos uma economia aberta para o mundo”.

Outro representante do poder público que compareceu à abertura da feira foi o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. Ele trouxe dados sobre o programa ‘São Paulo Pra Todos’, que já começou a dar frutos. "Já somamos, desde o começo da gestão, 499 novas frequências semanais no Estado e seis novos aeroportos no interior. Até o fim do ano, chegaremos a dez aeroportos em funcionamento", comemorou. O secretário também fez um importante alerta: "O turismo cresce mais que a economia do Brasil e isso deveria representar uma mudança nas estratégias do país".

Destinos 

Alguns destinos brasileiros ocuparam espaços amplos na feira, com estande extensos e cheios de atrações. O Maranhão apresentou o seu turismo de experiências, em que o visitante acompanha o trabalho de rendeiras ou realiza passeios náuticos em canoas semelhantes às dos pescadores da região. “Somos o único estado do Nordeste que vem registrando, todos os anos, aumento no número de turistas. É uma mostra do sucesso dessa receita’, comenta Cristiane Müller, superintendente de Marketing da Secretaria de Turismo do Estado. 

O interior de São Paulo teve no turismo rural e de aventura um de seus produtos mais valorizados na Abav Expo. Várias cidades apresentaram atrações como belezas naturais, fazendas e parques de todo tipo. “O chama a atenção em nossa cidade é a diversidade de atrações. Isso faz com que o número de visitantes tenha crescido 20% no ano passado”, explica Hugo Godinho, diretor de Turismo de Piedade, na região de Sorocaba. 

Não foram apenas os representantes de destinos nacionais que se mostraram animados com a possibilidade de fechar novos negócios. No estande da Argentina, o trabalho visa atrair cada vez mais brasileiros fora da alta temporada de inverno. “A Argentina se torna outro país no verão. São outras cores, outros aromas. É um país incrível, que se renova todos os anos”, comentou a coordenadora do mercado brasileiro no Inprotur - Instituto de Promoção Turística da Argentina, Natalia Pisoni. E, 2018, a Argentina atraiu 1,3 milhão de turistas brasileiras. A meta do país é fechar 2019 com crescimento de 18%, ou 1,5 milhão de visitantes.

Veja também!

>>> Grêmio e Flamengo empatam no jogo de ida da semifinal da Libertadores

>>> Caso Aline: Preso suspeito de matar jovem que saiu para comprar fraldas

>>> Donald Trump teria feito medidas violentas contra imigrantes, diz NYT

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!