Conta de luz pode ter reajuste de até 20% neste ano
Mesmo em um ano em que a inflação deve ser baixa, a conta de luz promete ter um peso extra no bolso dos consumidores.
Segundo estimativas do Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio deve ficar acima dos 10%. Em alguns casos, como no Rio de Janeiro, pode superar os 20%.
As razões para esses valores amargos são a falta de chuvas, que levou à utilização das termelétricas (mais caras e poluentes que as hidrelétricas), e também os subsídios na própria conta de luz que não param de crescer, além de erros de planejamento.
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, pode haver diferença entre os índices de reajuste para cidades próximas. No Rio, por exemplo, a Light anunciou um aumento de 10%. É o reajuste ordinário, feito todos os anos. Já a Enel Rio, que fornece energia para Niterói e outras 66 cidades do Estado, o aumento chegou a 21%. Nesse caso foi feita a revisão tarifária, processo realizado de quatro em quatro anos para manter o ‘equilíbrio financeiro’ dos contratos.
Empresas como Eletropaulo (SP) e Copel (Paraná) devem ter reajustes anuais na casa dos 10%. Já clientes de Cemig (Minas), RGE Sul (RS) e Energisa (Mato Grosso) podem aguardar aumentos mais pesados.