Bento Albuquerque pede colaboração na redução do consumo de energia
Em pronunciamento, ministro disse que crise hídrica se agravou no país
(Foto: Reprodução)
Nesta terça-feira (31), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu colaboração de todos para a redução do consumo de energia. Albuquerque mencionou que o período de chuvas foi pior que o esperado, e que a perda de geração elétrica no país equivale ao consumo de cinco meses de uma cidade como o Rio de Janeiro. “Para enfrentarmos essa situação excepcional e garantir o fornecimento de energia, estamos utilizando todos os recursos disponíveis e tomando medidas extraordinárias”, afirmou ministro.
O ministro classificou a seca como um fenômeno natural, que também ocorre em “muitos outros países” com a mesma intensidade. No entanto, ressaltou que a estiagem terá impacto sobre a geração de energia na maior parte do país.
“A nossa condição hidro energética se agravou. O período de chuvas na Região Sul foi pior que o esperado. Como consequência, o nível dos reservatórios de nossas usinas hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste sofreram redução maior que a prevista”, declarou.
Ainda durante o pronunciamento em rede nacional, o ministro ressaltou que o empenho de todos é importante para atenuar os impactos e diminuir o custo da energia. Uma redução média de 12% no consumo residencial equivaleria ao suprimento para 8,6 milhões de domicílios.
“Para aumentarmos nossa segurança energética e afastamos o risco de falta de energia no horário de maior consumo é fundamental que a administração pública, em todas as suas esferas, e cada cidadão-consumidor, nas residências e nos setores do comércio, de serviços e da indústria, participemos de um esforço inadiável de redução do consumo”.
O ministro deu exemplos de iniciativas que podem ser tomadas para reduzir o consumo e reduzir o desperdício. Ele citou o desligamento de luzes e aparelhos fora de uso, o aproveitamento da luz natural e a redução do uso de chuveiros elétricos, de aparelhos de ar-condicionado e de ferro de passar roupa. Ele sugeriu a utilização desses equipamentos durante a manhã e nos fins de semana.
Veja também!
>>> EUA concluem retirada das tropas do Afeganistão
>>> Polícia Federal investigará ataque a bancos em Araçatuba
>>> SP: Passaporte da Vacina começa a valer a partir desta quarta (1º)
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube