Governador João Doria sobrevoa pontos de incêndio na região de São João da Boa Vista
No local, foi anunciada a intensificação do combate às queimadas
(Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)
O Governador João Doria esteve na cidade de São João da Boa Vista, nesta quinta-feira (10), para avaliar de perto a situação do incêndio que, desde o último final de semana, atinge áreas de mata na região.
Ele sobrevoou os pontos em chamas e acompanhou o trabalho de contenção que mobiliza aproximadamente 100 homens por terra e cinco aeronaves, sendo três helicópteros Águia da Polícia Militar e dois aviões. Doria anunciou a intensificação do combate às queimadas na região e em todo Estado.
“Até hoje, nós temos aqui 50 policiais militares bombeiros e a partir de amanhã -sexta-feira (11) - nós vamos dobrar. Teremos 100 bombeiros atuando, com objetivo de cessar completamente os focos de incêndio. Também autorizei mais sete viaturas e mais um helicóptero Águia a partir de amanhã. Eu sobrevoei toda a área e verifiquei uma grande extensão carbonizada pelo fogo, mas com pequenos focos ainda sobrevivendo. O objetivo é que amanhã, com esse esforço redobrado, possamos, quem sabe, eliminar completamente o incêndio”, disse o Governador.
Além de São João da Boa Vista, o incêndio também atinge áreas de mata em Vargem Grande do Sul e Águas da Prata. João Doria montou uma operação especial para combate às chamas.
Além dos 100 homens do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa também conta com homens da Defesa Civil do Estado, da Polícia Ambiental, Fundação Florestal, Instituto Florestal, Instituto Chico Mendes de Defesa do Meio Ambiente (ICMBio), Defesa Civil dos municípios e funcionários das prefeituras, além de dezenas de brigadistas e voluntários. No total, serão cerca de 250 pessoas envolvidas a partir desta sexta-feira (11).
Juntamente com o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Junior, o Governador João Doria também fez o repasse de equipamentos destinados aos bombeiros que atuam na região.
No total são 80 abafadores, 60 bombas costais, 50 pares de luvas, 50 óculos de proteção, 25 facões, 20 cantis e 20 enxadões. Parte do material foi entregue na última quarta-feira (9) e o restante chegou nesta quinta.
As equipes terrestres contam com dois pontos de apoio, instalados nos municípios de Vargem Grande do Sul e Águas da Prata. As ações são realizadas com auxílio de 18 viaturas, entre carros do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Defesa Civil, e de drones que auxiliam nas coordenadas das equipes, por meio do monitoramento e identificação das áreas atingidas.
Operação Estiagem
A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, atua de forma constante para combater focos de queimadas, principalmente no período de seca. A Operação Estiagem 2020 foi iniciada em 1º de junho e segue até 30 de setembro. Este período é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que contribuem para o aumento de focos de incêndios.
A população pode comunicar ocorrência de queimadas pelos telefones 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil dos municípios.
Veja também!
>>> Toffoli é homenageado durante última sessão na presidência do STF
>>> Mega-Sena acumula; prêmio vai a R$ 6 milhões
>>> Flordelis é notificada sobre processo que pode levar à perda de mandato na Câmara
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube