Zoológico usa filhotes de cachorros para auxiliar tratamento de guepardos com ansiedade
Foto: Reprodução/Twitter/Imaculthero
Conhecidos como aliados em tratamentos de transtornos como depressão e ansiedade, e para ajudar crianças com necessidades especiais, filhotes de cachorros estão sendo usados também para auxiliar guepardos a lidarem com períodos de estresse.
[leiamais] A fim de ajudar os animais da espécie em cativeiro que sofrem com doenças relacionadas a ansiedade, o Zoológico de São Diego, nos Estados Unidos, vem utilizando desde a década de 1980 cachorros para entreter os felinos. Imagens dos encontros para lá de fofos entre as duas espécies foram compartilhadas recentemente pelo irlandês Andy Stardust em seu Twitter e rapidamente viralizaram, sendo compartilhadas quase 70 mil vezes.
Segundo explicou Janet Rose-Hinostroza, treinadora de animais e supervisora no parque ao site "ThoughtCo", os filhotes não servem apenas para entreter os guepardos, mas estão também envolvidos no processo de adaptação do felino ao ambiente do cativeiro.
"Um cão dominante é muito útil porque chitas são bastante tímidas instintivamente, e você não consegue as fazer procriar. Quando você as coloca em pares, as chitas olham para os cachorros como uma inspiração e aprendem a se moldar a partir do comportamento deles. Trata-se de levá-los a ter essa 'vibe' calma e feliz dos cachorros", explicou Janet, afirmando que, a partir do momento que se sentem mais à vontade no ambiente, as chitas são capazes de interagir umas com as outras e a procriarem.
Foto: Reprodução/Twitter/Imaculthero
Veja também: Zoológico de Praga apresenta ao público cinco guepardos recém-nascidos