Menina de 5 anos recria fotos de mulheres negras que fizeram história
(Fotos: Reprodução/Twitter/Cristi Smith-Jones)
Nos Estados Unidos, fevereiro é o mês da história negra. Para celebrar e chamar atenção para isso, a pequena Lola, de 5 anos, protagonizou um ensaio fotográfico criado pela mãe dela, Cristi Jones, que homenageia mulheres negras ao recriar fotos icônicas.
As imagens, publicadas diariamente nas redes sociais de Cristi, fizeram tributos a mulheres como a cantora Nina Simone, a filósofa e ativista Angela Davis, a bailarina Misty Copeland, além da abolicionista Harriet Tubman - que tornou-se o novo rosto da nota de 20 dólares, antes estampada pela imagem do ex-presidente norte americano Andrew Jackson, um escravocrata.
[leiamais] Em entrevista ao site "Huffington Post", Cristi, que é moradora de Washington (Estados Unidos), explicou que a parte mais difícil do projeto foi escolher quais mulheres seriam representadas pela pequena Lola. "Tentei escolher um grupo diverso, com variados muitos plano de fundos", esclarece ela. "Queria destacar as realizações delas, independentemente de suas opiniões pessoais ou políticas. Lola só precisava saber como eles afetaram o mundo, então eu escolhi mulheres que poderiam ensinar uma lição de alguma forma", acrescenta.
Para as fotos, a maioria tirada com um celular, elas usaram roupas que as duas já tinham em casa, além de perucas ou chapéus para compor o visual.
Cristi afirma que seu principal objetivo com o ensaio fotográfico foi mostrar à filha "exemplos fortes de mulheres modelo" a fim de levar ao empoderamento negro: "É apenas uma maneira de ensinar Lola sobre a história negra e as pessoas que a influenciaram".
Confira:
Veja também: Aos 12 anos, MC Soffia faz crítica ao racismo: