China decide banir novo filme do Ursinho Pooh por comparações ao presidente
(Montagem/SkyNews)
"Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível", o live action do famoso ursinho Pooh foi censurado na China e não poderá ser exibido nas telonas do país.
De forma oficial, as autoridades chinesas não explicaram o motivo do cancelamento da estreia do filme, mas se sabe que comparações feitas pelos opositores políticos entre Pooh e o líder do Partido Comunista, Xi Jinping, irritaram o governo chinês.
Na internet, usuários que comentam as comparações têm sido bloqueados de redes sociais, já que o personagem virou uma espécie de resistência contra o governo vigente no país.
Em junho deste ano, o país bloqueou o canal HBO pelo "excesso das brincadeiras". O apresentador John Oliver, no programa Last Week Tonight, fez um bloco inteiro com piadas e comparações do líder chinês ao ursinho.
Mas as comparações acontecem desde muito antes do filme sequer ser anunciado. Já em 2015, o portal de análises políticas Global Risk premiou uma foto de Xi em pé junto ao ursinho Pooh como "a foto mais censurada do ano", na China.
Estrelado por Ewan McGregor, Hayley Atwell e dirigido por Marc Forster, o novo filme da Disney chega ao Brasil dia 16 de agosto.