Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo
Escola conquistou o 11º título contando a história de "Yasuke"
(Foto: Paulo Lopes/Liga-SP)
Após 9 anos de jejum, a Mocidade Alegre é a grande campeã do Carnaval de São Paulo de 2023. A escola de samba do bairro do Limão conquistou o decimo primeiro titulo.
Com o samba-enredo "Yasuke", a agremiação contou a história do samurai que saiu da África e virou guerreiro no Japão no século XV. O samba mostrou o samurai em armadura preta, para enfrentar guerrilhas e adversidades cotidianas do mundo contemporâneo, como o preconceito racial.
Com os versos todo preto pode ser o que quiser, o desfile mostrou os desafios de se tornar um samurai. Um dos carros retratou um templo samurai e as tradições religiosas e culturais do Japão, mostradas nos carros e alegorias.
A escola Mocidade Alegre é a recordista de títulos do carnaval paulista. Tem 11 no total. Este último chegou depois de um jejum de nove anos. A Mocidade foi campeã do Grupo Especial nos anos de 1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007, 2009 e 2012, 2013, 2014 e 2023.
A definição do título veio após uma apuração das notas acirrada, realizada nesta terça-feira, 21, no Sambódromo do Anhembi. A Mocidade ficou com 270 pontos. A campeã de 2022, Mancha Verde, ficou na segunda colocação, e a Império de Casa Verde, em terceiro lugar.
As escolas Unidos Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas e disputarão o Grupo de Acesso I em 2024.
Veja também!
>>> Litoral paulista teve maior volume de chuva registrado no Brasil
>>> Temporais: voluntários fazem mutirão de limpeza e distribuem doações
>>> Rayssa Leal e Filipe Toledo são indicados ao Prêmio Laureus
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube