RedeTVi - Notícias | Ciência

Vídeo mostra a eficácia das máscaras na prevenção da Covid-19

O Ministério da Saúde do Brasil recomenda a produção de máscaras caseiras "para proteger você e sua família"

(Foto: Reprodução/Twitter)

A pandemia do novo coronavírus já atingiu 208 países em todo o mundo e infectou mais de um milhão de pessoas. Ainda não há remédio ou vacina que previna ou trate a Covid-19, então a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o isolamento social como melhor saída para "brecar" a ascenção da doença. No meio desta crise, especialistas recomendam o uso de máscaras para quem precise sair de casa. Para mostrar as vantagens do produto, uma empresa alemã divulgou um vídeo mostrando o fluxo de ar ao redor de uma pessoa quando ela está falando ou tossindo.

Veja: 

"A principal maneira de transmissão do coronavírus de pessoa para pessoa é através de aerossóis ou pequenas gotas criadas pela respiração, espirros ou tosse", afirmou a empresa que  ainda disse que "o alcance do ar expirado pode ser efetivamente reduzido usando uma máscara facial, como mostrado no vídeo."  

O Ministério da Saúde do Brasil também recomenda o uso de máscaras "para proteger você e sua família (...) que também funcionam como barreiras na propagação da doença". Desde o início dos casos de Covid-19, houve uma corrida para garantir esse tipo de material, fato que reduziu os estoques dos estabelecimentos e fez com que profissionais da saúde ficassem sem proteção. 

Como alternativa, "a confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. (...) Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor", afirmou o Ministério da Saúde. 

Veja também!

>>> Infectados pelo coronavírus ao redor do mundo ultrapassam 1 milhão

>>> Auxílio de R$ 600 para informais: saiba quem pode receber receber a ajuda

>>> Israel promete testes em humanos de possível vacina do Covid-19 para início de junho

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube