RedeTVi - Notícias | Ciência

Varíola dos macacos: Anvisa cria recomendações para unidades de saúde em casos suspeitos

Objetivo é prevenir e evitar a propagação da doença

(Foto: Agência Brasil)

As unidades de saúde do Brasil foram orientadas a adotar uma série de recomendações elaboradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para lidar com as suspeitas da varíola dos macacos (monkeypox). 

Com objetivo de prevenir e evitar a propagação da doença, que já foi diagnosticada em outros países, as orientações são para evitar a propagação no Brasil.

[leiamais]

Entre as providencias que devem ser adotadas, está o isolamento de pacientes com suspeita da infecção. Para os profissionais de saúde, são recomendados o uso de equipamentos Equipamento de Proteção Individual (EPI) para não sofrer exposição aos fluidos corporais. 

Para os casos positivos, a recomendação é identificar todos que tiveram contato com o paciente, e ele deverá ser monitorado por 21 dias, a cada 24 horas. “O rastreamento e identificação de contatos, educação sobre medidas de prevenção da transmissão dessa doença dentro dos serviços de saúde, bem como o seu controle são medidas fundamentais de saúde pública para controlar a propagação da Monkeypox. Além de permitir a interrupção da transmissão, também pode evitar que pessoas com maior risco desenvolvam doenças graves pela identificação precoce de sua exposição”, declara o documento.

Veja também!

>>>Bolsonaro indica Carlos Portinho para ser líder no Senado

>>>TRE barra transferência de domicílio eleitoral de Moro para SP

>>>Câmara aprova projeto que prevê reembolso na tarifa de energia

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube