Vacina russa para Covid-19 produziu anticorpos e não teve efeitos adversos, indica estudo
Revista The Lancet aponta que 100% dos pacientes desenvolveram defesa para o novo coronavírus sem efeito colateral grave
(Foto: Andrey Rudakov/Divulgação/Fundo Russo de Investimento Direto)
A vacina russa "Sputnik-5" contra a covid-19 produziu resposta de anticorpos em todos os participantes de testes em fase inicial, segundo resultados publicados nesta sexta-feira (4) pela revista científica The Lancet, uma das mais importantes do mundo.
Os resultados de dois testes, conduzidos entre junho e julho deste ano envolvendo 76 participantes, mostrou que 100% dos pacientes desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus sem nenhum efeito colateral grave, de acordo com a publicação.
"Os dois testes de 42 dias --incluindo 38 adultos saudáveis cada-- não encontraram nenhum efeito adverso grave entre os participantes, e confirmaram que a candidata a vacina gerou reposta de anticorpos", disse a The Lancet.
A Rússia licenciou a vacina de duas doses para uso doméstico em agosto e foi o primeiro país a fazer isso, mesmo antes de quaisquer dados sobre os testes serem divulgados ou do início de testes em larga escala.
"Testes mais amplos e de longo prazo, incluindo uma comparação com placebo, e mais monitoramento são necessários para estabelecer a segurança de longo prazo da vacina na prevenção da infecção pela Covid-19", disse a publicação.
Veja também!
>>> Câmara do Rio nega abertura de impeachment contra Crivella
>>> Medida Provisória estende auxílio emergencial até dezembro
>>> Homem negro morre após ser encapuzado por policiais e causa revolta nos EUA
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube