Urologista explica por que o pênis encolhe ao longo do tempo
Pênis perde colágeno e elasticidade pois as células vão morrendo
(Foto: Pexels)
O urologista Jamin Brahmbhatt afirmou à "Fatherly" que o pênis pode encolher cerca de um centímetro de comprimento, desde os 30 anos até perto dos 60 anos. Isto porque com o tempo o órgão genital perde colágeno e elasticidade como resultado de mais células envelhecendo e morrendo.
"A diferença, honestamente, é minúscula e muitos homens podem nem notar a diferença”, disse o especialista. Ele explica que o pênis é composto de três tubos, dois dos quais dependem do fluxo sanguíneo para funcionar e ficar ereto, sendo o terceiro para canalizar a urina.
Como as células envelhecem e morrem, o fluxo sanguíneo é afetado e torna as ereções menores do que costumavam ser. Os testículos passam a produzir menos espermatozoides devido a menor produção de testosterona e também parecem menores ao longo dos anos.
“Ao longo dos anos, o balão pode perder ar, mas o tamanho real e o revestimento do próprio balão não mudam. O mesmo acontece com o pênis. Eles ficam menos cheios porque as veias destinadas a torná-lo maior estão envelhecendo”, compara o fundador da NY Urology, Dr. David Shusterman.
Segundo Jamin Brahmbhatt, uma vida saudável, com alimentação regrada e sem cigarros e bebidas alcoólicas ajuda a diminuir o encolhimento do pênis ao longo do tempo.