SP vai vacinar contra Covid-19 adolescentes nas escolas a partir desta quinta-feira (25)
Pais precisam autorizar a aplicação nos jovens
A partir desta segunda-feira (25), a Prefeitura de São Paulo começa a enviar agentes de saúde para as escolas municipais e estaduais com o intuito de vacinar contra Covid-19 adolescentes entre 12 a 17 anos. No entanto, é necessário que os responsáveis autorizem a aplicação.
A princípio, o objetivo da municipalidade é buscar estudantes que não completaram o esquema vacinal, ou seja, que não receberam a segunda dose do imunizante, porém, também será possível iniciar a imunização.
Os responsáveis que quiserem que os estudantes sejam vacinados nas escolas devem assinar uma autorização que é cedida pela instituição de ensino. Do mesmo modo, a autorização deverá ser apresentada na hora da aplicação do imunizante.
Segundo a prefeitura, 105,8% dos adolescentes já receberam ao menos uma dose da vacina. A porcentagem acima dos 100% é por conta da imunização de pessoas de outros municípios que receberam a vacina na capital. Já os com esquema vacinal completo o grupo corresponde a 40,1%.
Todos os adolescentes de 12 a 17 anos do estado de São Paulo estão elegíveis para receber a vacina desde o dia 30 de agosto. No Brasil, a única vacina autorizada pela Anvisa para aplicação em adolescente é a da Pfizer.
A vacinação também pode ser feita em qualquer posto de saúde. É possível ver a situação da fila pelo “De Olho na Fila” e a lista completa dos postos com vacinação ativa pode ser vista na página “Vacina Sampa”.