Rússia anuncia produção de vacina contra coronavírus para setembro
Testes clínicos serão feitos em julho e o registro nas agências federais, em agosto
Vladimir Putin, presidente da Rússia - (Foto: ABr/Agência Lusa)
O governo da Rússia anunciou neste sábado (13) que iniciará a produzir em setembro, em grandes quantidades, uma vacina contra o novo coronavírus. No país, mais de meio milhão de pessoas estão infectadas.
Os testes clínicos serão realiza dos em julho, o registro nas agências federais será feito em agosto e a produção em massa começará em setembro, disse a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Gólikova, em entrevista coletiva.
Junto ao Ministério da Defesa do país, o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamalei - que recebeu o nome de um famoso virologista russo soviético - será o responsável pela fabricação. De acordo com a pasta, 50 soldados - 45 homens e 5 mulheres - se ofereceram para participar dos ensaios clínicos.
O governo russo ainda informou que dez centros científicos no país estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de outras vacinas e medicamentos para combater a Covid-19.. Segundo o diretor do centro de Gamalei, Alexandr Gintsburg, a Universidade Estatal de Moscou prepara uma vacina de vetor com base no DNA de um adenovírus do tipo SARS-CoV-2.
Segundo o cientista, a vacina já foi testada, de forma não oficial, com a ajuda de voluntários do próprio centro e todos os pacientes estão bem e desenvolvendo imunidade ao vírus.
No final de maio, o presidente russo Vladimir Putin havia ordenado que o governo acelerasse a produção da vacina contra o coronavírus.
Veja também!
>>> Covid-19: Saiba diferenças entre vacinas que serão testadas no Brasil
>>> Levantamento mostra expectativa sobre retomada econômica após pandemia
>>> Saúde disponibiliza nova plataforma para acompanhamento da covid-19
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube