Resfriado comum pode gerar imunidade contra Covid-19, aponta estudo
Pesquisa contou com 52 voluntários que conviviam com pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus
(Foto: Pixabay)
O resfriado comum gera as chamadas ‘células T’ que podem fornecer proteção contra a Covid-19, é o que mostra uma pesquisa feita por cientistas da Imperial College de Londres e publicada na última segunda-feira (10) na revista científica Nature.
O estudo, que contou com 52 participantes que conviveram com pessoas que testaram positivo para Covid-19, mostrou que 26 desses voluntários não desenvolveram a infecção e que tinham níveis significativamente mais altos dessas células T do que as pessoas que foram infectadas pelo Sars-CoV-2.
"Descobrimos que altos níveis de células T pré-existentes, criadas pelo corpo quando infectado com outros vírus, como o resfriado comum, podem proteger contra a infecção por covid-19", disse o autor do estudo, Rhia Kundu.
De acordo com os pesquisadores, as proteínas internas do vírus Sars-CoV-2, que são foco das células T, podem oferecer um alvo alternativo para os fabricantes de vacinas.
Os atuais imunizantes têm como alvo a proteína Spike, que regularmente sofre mutações, criando variantes como a Ômicron, explicam os estudiosos.
O pesquisador Kundu diz, no entanto, que embora essa seja uma descoberta importante, essa não deve ser a única ferramenta para impedir a doença e que as pessoas devem manter a vacinação atualizada contra a Covid-19.
Veja também!
>>>MPMG abre inquérito para investigar tragédia em Capitólio
>>>Governo de São Paulo adotará novas medidas restritivas
>>>Primeiro lote de vacinas para crianças chega nesta semana
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube