Primeiro transplante de olho inteiro é realizado em Nova York
“O simples fato de termos transplantado um olho é um grande avanço", disse líder da equipe responsável pelo procedimento
(Foto: NYU Langone Health)
Um caso inédito na medicina foi realizado por uma equipe cirúrgica da NYU Langone Health, em Nova York. O veterano militar Aaron James foi a primeira pessoa viva a receber um transplante de olho inteiro bem sucedido.
Aaron teve o lado esquerdo do rosto destruído após um acidente elétrico de alta tensão durante o trabalho, perdendo o olho esquerdo.
A equipe médica revelou que o olho transplantado passou a apresentar sinais importantes de saúde nos primeiros seis meses da cirurgia, incluindo vasos sanguíneos funcionando. “O simples fato de termos transplantado um olho é um grande avanço, algo que foi pensado durante séculos, mas nunca foi realizado”, disse Eduardo Rodriguez.
O procedimento antes era realizado apenas com a córnea, e ao planejarem a cirurgia, os médicos pensavam em colocar o globo ocular apenas por questões estéticas. “O objetivo era que realizássemos a operação técnica e que o globo ocular sobrevivesse", disse o líder da equipe.
A restauração ocular ainda não permite que o olho se comunique com o cérebro através do nervo óptico. “Se pudermos trabalhar com outros cientistas que estão trabalhando em outros métodos para restaurar a visão ou restaurar imagens do córtex visual, acho que estaremos um passo mais perto”, revela Rodriguez.
Aaron acredita que o procedimento abrirá novos caminhos para pacientes com problemas semelhantes ao dele.