Primeira pessoa a testar vacina contra novo coronavírus relata sua experiência
Jennifer Haller faz parte de um estudo que conta com mais 44 pacientes
(Foto: Reprodução/Facebook)
A gerente de operações de uma startup de tecnologia de Seattle, nos Estados Unidos, Jannifer Haller, de 44 anos, foi a primeira pessoa do mundo a tomar o que pode ser a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).
Haller soube da experiência através do Facebook, há cerca de um mês e contou a experiência para o jornal inglês "Thelegraph". Ela disse que viu a participação nos testes de julgamento como "algo em que poderia ser útil".
O estudo da vacina denominada como Mrna-1273 é conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Saúde Kaiser, também em Seattle e mostrou-se promissora após testes em animais. Jennifer e mais 44 pacientes foram os primeiros humanos a testar o antígeno.
Jennifer, que foi a paciente número 1 do experimento, recebeu a primeira dose da substância em 16 de março e receberá a segunda na próxima semana.
A gerente de operações será monitorada pela equipe de pesquisa durante um ano. Mas os cientistas ponderam que o fim dos testes e o lançamento de uma potencial vacina só se dará daqui cerca de 18 meses.
Jennifer Haller, que chegou a receber mensagens até mesmo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não se vê como uma pessoa mais importante que os demais pacientes. "É uma coisa que posso fazer e estou feliz em fazê-lo. Não estou salvando o mundo", disse ao Telegraph.
Os Estados Unidos, país onde Haller vive, atualmente é o epicentro da pandemia da Covid-19 no planeta. Até o momento, foram confirmados 610.688 casos no país, com 46.415 mortes em decorrência da doença no país.
Veja também!
>>> Plenário da Câmara aprova ajuda a estados e municípios
>>> Moro: "É preciso evitar exageros contra quem não cumprir isolamento''
>>> Com meta de 70%, índice de isolamento social sobe para 59% neste domingo (12) em SP
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube