RedeTVi - Notícias | Ciência

Por que os caçadores estão fazendo com que os ursos passem mais tempo com os filhotes?

(Foto:Reprodução)

Os filhotes de urso na Suécia estão ficando mais tempo próximos das mães, é o que diz uma pesquisa realizada pela Universidade Norueguesa de Ciências da Vida. Antes, o tempo em que os animais permaneciam com suas progenitoras era cerca de dezoito meses. Agora, chegam a passar até dois anos acompanhados por suas crias. O processo não é natural, mas sim uma estratégia de sobrevivência para escapar dos humanos.

Os pesquisadores revelaram que isso acontece como uma consequência das leis suecas que, apesar de permitirem a caça de agosto a outubro, proíbe que ursos sejam abatidos enquanto estão amamentando seus filhotes. Os resultados mostraram que as fêmeas perceberam que suas chances de sobrevivência são maiores quando estão acompanhadas de seus filhos.

De acordo com o estudo, em 1995, quando a lei entrou em vigor, 5% das mães aderiram ao comportamento para tentar sobreviver. Hoje, esse percentual chega a 36% e o número permanece aumentando. 

Apesar disso, os dados continuam preocupantes. Quanto mais tempo as fêmeas passam ao lado dos filhotes, menos tempo elas têm disponível para reprodução. Isso pode causar a diminuição da população da espécie em poucos anos.

Veja também! Xeretas? Pinguins encontram câmeras de pesquisadores