Morre paciente de covid-19 com suspeita de infecção por fungo preto
Especialista diz que doença já existia no Brasil
(Foto: Pixabay)
Um homem, de 71 anos, com covid-19 e suspeita de ser portador de mucormicose, doença conhecida como ‘fungo preto’, morreu na tarde de quarta-feira (2) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o homem testou positivo para covid-19 no dia 18 e já estava hospitalizado quando surgiram os sintomas do fungo preto. Outros casos também já foram relatados em Santa Catarina, no Amazonas e em São Paulo.
O neurocientista e biólogo Fabiano de Abreu diz que a doença já existia no Brasil e explica sobre o fungo preto e os riscos em pacientes de Covid-19.
“A mucormicose é adquirida quando os esporos produzidos pelo bolor são inalados ou quando entram no corpo por corte ou laceração da pele. A enfermidade acontece normalmente quando o sistema imunológico está debilitado ou em caso de diabetes não controladas”, explicou o Doutor.
O Doutor Fabiano explica que não faz sentido o medo deste fungo no país. “Não faz sentido o medo deste fungo chegar no Brasil se ele já está no país assim como com prevalência em países tropicais. É um fungo, como muitos outros, mas que pode ser letal quando em condições de baixa imunidade.”
Veja também!
>>>Bombeiros resgatam criança sem vida de escombros do desabamento no Rio
>>>Covid-19: Brasil recebe 527 mil novas doses de vacina da Pfizer
>>>Mourão: Brasil caminha para independência na produção de vacinas
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube