Estudante cria sutiã que pode ajudar no diagnóstico do câncer de mama
(Foto: Reprodução)
O estudante mexicano Julian Rios Cantu, de 18 anos, criou um sutiã que pode ajudar a salvar vidas. Isso porque a peça inventada por ele é capaz de detectar o câncer de mama em estágio precoce.
[leiamais] A ideia de criar o EVA, como o sutiã foi batizado, nasceu após o estudante acompanhar a luta da mãe contra a doença, que a fez passar por dupla mastectomia.
Em grupo com três amigos, ele desenvolveu a peça preenchida por 200 biossensores que mapeam a superfície das mamas para monitar as mudanças de temperatura, forma e peso - e assim ajudar no diagnóstico da doença.
"Quando existe um tumor, há maior circulação de sangue, mais calor, então acontecem mudanças bruscas de temperatura", explica o estudante ao jornal mexicano El Universal. "Nós monitoramos e medimos isso com nosso programa, e, caso as alterações persistam, recomendamos que a pessoa vá ao médico".
Especialmente criado para mulheres com predisposição ao câncer de mama, o EVA não precisa ser usado durante todo o dia para fazer o mapeamento; basta uma hora por semana para registrar se há alterações nas mamas.
Desenvolvido pela empresa Higia Technologies, a peça ainda está em fase de testes e precisa de uma certificação para ser comercializada - o que pode levar pelo menos dois anos.
Apresentado recentemente pelos estudantes, o projeto foi premiado com 20 mil dólares (63 mil reais) pelo Global Student Entrepreneur Awards (GSEA).
Veja também: Pessoas que superaram câncer criam grupo de apoio em SP