Covid-19: Brasil ultrapassa EUA na cobertura vacinal
Os Estados Unidos seguem na frente se comparada a imunização completa
(Foto: Agência Brasil)
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população geral no Brasil chega a 61,95%, enquanto nos Estados Unidos a vacinação com primeira dose e dose única atingiu 61% da população, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, da sigla em inglês), o que representa quase 1% menor do que o índice brasileiro.
No entanto, o Brasil aplicou 49% menos doses absolutas e possui uma população 35% menor do que a dos Estados Unidos, além de estar atrás quando a cobertura vacinal é calculada com base na imunização completa – com duas doses ou vacina de dose única.
Segundo o vacinômetro do portal de notícias CNN, feito com informações diárias das secretarias estaduais de saúde, o Brasil já aplicou a primeira dose de algum imunizante contra a Covid-19 em 79,28% da população adulta (maior de 18 anos).
Esse dado é maior que o dos Estados Unidos, que, de acordo com o CDC, aplicou pelo menos uma dose em 73,4% da população adulta. No entanto, o país considera as primeiras doses e as vacinas de dose única somadas, enquanto o cálculo do vacinômetro é feito apenas com a cobertura vacinal da primeira dose.
De acordo com os dados do LocalizaSUS, o Brasil já aplicou na população geral 126.788.709 primeiras doses e 4.399.958 vacinas de dose única, totalizando 131.188.667. Com esse dado, a cobertura vacinal da população geral com pelo menos uma dose de imunizante contra a Covid-19 chega a 61,95%.
Já nos Estados Unidos, a cobertura vacinal com primeira dose e dose única atingiu 61% da população, segundo o CDC. É quase um ponto percentual menor do que o índice no Brasil.
Vale ressaltar que os Estados Unidos possuem população maior que o Brasil. Enquanto o país estadunidense possui 328.239.523 habitantes, de acordo com o Banco Mundial, o Brasil possui 211.755.692 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja também!
>>> 'Vamos caçá-los e fazê-los pagar', diz Biden sobre ataque terrorista em Cabul
>>> Envio de 55° lote de vacinas da Pfizer é reprogramado para sábado
>>> CoronaVac dobra anticorpos em quem já teve covid-19, revela pesquisa
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube