Confira como será a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças
Veja o que se sabe até o momento sobre a imunização aprovada pela Anvisa
(Foto: Ministério da Saúde)
Com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso da vacina da Pfizer na imunização de crianças entre 5 a 11 anos, é normal surgirem dúvidas sobre como será o processo de aplicação nesse novo público.
Em entrevista ao RedeTV News, o imunologista Jeferson Russo afirmou que, apesar de ter uma incidência menor entre crianças, a doença é responsável por mais mortes do que outras doenças, como sarampo e meningite. Segundo o especialista, a vacinação é fundamental para garantir a segurança das crianças.
"São vacinas seguras e eficientes. Por tanto, nossa preocupação como pais deve ser, vamos vacinar nosso filhos assim que a vacina estiver disponível. Ganham os pais, ganham as crianças, ganham o coletivo da saúde pública,” ressaltou Russo.
Confira o que se sabe até o momento sobre a decisão da Anvisa:
Quando inicia a vacinação desse público?
Cabe ao Ministério da Saúde incluir o cronograma de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI). Nesta quinta, a Anvisa registrou uma série de recomendações para as aplicações, e informou que, com a aprovação, já é permitido o uso do imunizante.
As crianças vão receber a mesma dose que é aplicada em adultos?
A aplicação em crianças será feita em duas doses, com intervalo de 21 dias. Contudo, com dosagem menor de 0,2 ml. A composição e a concentração da vacina pediátrica é diferente para adultos.
Para auxiliar os profissionais de saúde, os frascos dos imunizantes que serão aplicados em crianças de 5 a 11 anos terão uma cor diferente. A aplicação será realizada em ambientes e dias específicos. Além desses aspectos, as crianças deverão ficar em observação cerca de vinte minutos após imunização.
As crianças vão precisar da terceira dose de reforço?
O gerente geral da Anvisa declarou que ainda não existem dados relacionados a dose de reforço e que será necessário acompanhar os casos ao longo da vacinação.
Qual vacina poderá ser usada para a imunização de crianças?
Apenas as doses da vacinação da Pfizer foram liberadas pela Anvisa para vacinação pediátrica. O Instituto Butantan encaminhou pedido para autorizar o uso da Coronavac em crianças e adolescentes, entre 3 a 17 anos.
Quem completar 12 anos entre as doses deverá receber qual imunizante na segunda dose?
As crianças que completarem 12 anos entre as doses devem, finalizar o esquema vacinal com a dose pediátrica.
Veja também!
>>> STF forma maioria por passaporte da vacina
>>> Com atual cenário, Carnaval na Sapucaí está garantido, diz prefeito
>>> Caso Henry: avó admite que menino pode ter sido agredido
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube