Cientistas descobrem salamandra com genoma 10 vezes maior que o humano
(Foto:Divulgação/IMP)
O genoma da Salamandra da espécie axolote foi finalmente decodificado. O anfíbio, que está presente apenas em uma pequena área do México, tem um genoma 10 vezes maior que o humano, com 32 bilhões de bases de pares.
Os animais têm aproximadamente 30 centímetros de comprimento e impressionam pela incrível habilidade de regeneração, podendo recuperar membros inteiros, incluindo ossos e nervos e ainda reparar a medula espinhal.
A axolote desperta interesse nos cientistas há mais de 150 anos e já foi analisado por diversos laboratórios do mundo. Um deles foi o de Investigação de Patologia Molecular, na Áustria, liderado pela pesquisadora Elly Tanaka, que decodificou o genoma.
“Agora temos nas nossas mãos um mapa para investigar como estruturas complicadas, como as pernas, podem voltar a crescer”, Disse em coletiva de imprensa Sergej Nowoshilow, um dos autores do artigo que revelou a descoberta.
Essa é a primeira Salamandra a ter o genoma totalmente revelado e pode abrir margem para diversos novos estudos sobre a regeneração celular.