RedeTVi - Notícias | Ciência

Cidade do Rio passa a exigir o passaporte da vacina em mais estabelecimentos

Decreto foi publicado nesta quinta-feira (2) e já está em vigor

(Foto: Agência Brasil)

A cidade do Rio de Janeiro passa a exigir, a partir desta quinta-feira (2), o comprovante de vacinação contra covid-19 em mais estabelecimentos. Segundo a prefeitura, a medida é uma forma de preocupação com a disseminação da nova variante ômicron e vale para cariocas e turistas.

O decreto, que já está publicado no Diário Oficial e em vigor, exige que seja comprovada a vacinação de 1ª, 2ª ou a dose única, conforme o cronograma instituído pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em relação à idade da pessoa.

Na cidade, toda a população com 12 anos ou mais já poderia ter tomada a segunda dose, entretanto, cerca de 600 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal.

Para comprovar a vacinação, basta apresentar o cartão de vacinação impresso em papel timbrado que é emitido pela Secretaria de Saúde, institutos de pesquisa ou outras instituições governamentais do Brasil ou exterior. O cidadão também pode apresentar a vacinação através do app Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

Multas poderão ser cobradas

Nos primeiros dias após o decreto, a pasta municipal informou que apenas orientar os estabelecimentos, mas a partir da semana que vem, multas serão aplicadas em caso de descumprimento da determinação.

Segundo a secretaria, o controle deverá ser feito pelos estabelecimentos.

Veja onde o passaporte é exigido:

Em academias, piscinas, centros de treinamento, clubes, vilas olímpicas, estádios, ginásios esportivos, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, pistas de patinação, museus, galerias, exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações, drive-in, conferências, convenções e feiras comerciais o documento já era exigido.

Agora, bares, lanchonetes, restaurantes, refeitórios (áreas internas ou cobertas), transporte de passageiros por taxímetro ou aplicativo, boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral, hotéis, pousadas, aluguel por temporada, salões de beleza, centros de estética, shopping centers e centros comerciais também passam a exigir o comprovante de vacinação.

Veja também!

>>>Plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

>>>Doria defende cancelamento das festas de réveillon

>>>Inep divulga gabarito oficial do Enem 2021; veja detalhes

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube