Brasil registra 1.128 casos confirmados de novo coronavírus, diz ministério
Pasta aponta que Covid-19 matou 18 pessoas, sendo 15 em São Paulo e três no Rio de Janeiro
João Gabbardo e Wanderson Oliveira, secretários do Ministério da Saúde - (Foto: Reprodução/Twitter)
O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (21) que o Brasil registra 1.128 casos confirmados de novo coronavírus e 18 mortes. A maioria dos infectados está em São Paulo (459), estado que tem o maior número de mortes até o momento: 15. Os outros três óbitos foram no Rio de Janeiro.
Ainda segundo a pasta, todos os 1.128 casos foram confirmados por exames laboratoriais. Até o momento, foram distribuídos 27 mil testes para todo o País, porém não há informação sobre o número de testes realizados.
O ministério confirmou também que o novo coronavírus assola 25 Estados e o Distrito Federal. Roraima é a única unidade federativa que não teve casos confirmados até a tarde deste sábado.
Pelo segundo dia seguido, o ministério da Saúde não divulgou o número de casos suspeitos. De acordo com o secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, o reconhecimento de transmissão comunitária (quando não é mais possível traçar a origem da contaminação) em todo o país fez o conceito de casos suspeitos perder o sentido.
“Estamos numa situação em que já está caracterizada a transmissão comunitária. Agora, qualquer cidadão brasileiro com sintoma pode ser considerado caso suspeito, por isso não faz mais nenhum sentido divulgar esse número”, justificou Gabbardo.
Testes
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, informou que o ministério está prestes a adquirir 5 milhões de testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus. Ele disse que a distribuição para todo o país começará em oito dias e ressaltou que o número de casos leves deverá aumentar nos próximos dias por causa da simplificação dos testes.
“Os testes estarão disponíveis daqui a oito dias para distribuição em todo o Brasil. Isso vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o país”, declarou. Nas próximas semanas, o número poderá chegar a 10 milhões de testes rápidos, informou o secretário.
Veja também!
>>> Covid-19: governo declara transmissão comunitária em todo o país
>>> Curva de transmissão só terá queda brusca em setembro, diz ministro
>>> Governo diminui para 0,02% previsão de crescimento do PIB neste ano
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube