Brasil receberá na próxima semana 3 milhões de vacinas da Janssen
É necessária somente uma dose da vacina para imunização contra a Covid-19; eficácia é de 85%
Chega ao Brasil na próxima semana o primeiro lote com 3 milhões de doses do imunizante da farmacêutica Johnson & Johnson. O lote faz parte do contrato de 38 milhões do Ministério da Saúde com a farmacêutica para aquisição das vacinas da Janssen. A data ainda não foi anunciada.
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, havia anunciado na sexta (4) o adiantamento da entrega das doses da Janssen para este mês, antes a previsão era que começasse a chegar em julho.
Ele voltou a comentar sobre o assunto nesta terça (8), em pronunciamento na CPI, onde confirmou que as vacinas que chegam na próxima semana tem prazo de validade até 27 junho e, por isso, uma estratégia será formada para que as vacinas não passem da validade.
"Isso foi pactuado com o PNI. Entendemos que temos que fazer uma estratégia para aplicar essas 3 milhões de doses em um prazo muito rápido e não correr o risco de vencer vacinas", pronunciou Queiroga.
Pelo curto prazo para a aplicação das doses da vacina, o Ministério da Saúde decidiu que ira distribuir as vacinas somente para as capitais e o Distrito Federal.
Mato Grosso do Sul
O estado do Mato Grosso do Sul enviou um ofício para o Ministério da Saúde a partir do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MS). No documento, está um pedido para que as doses sejam encaminhadas para imunizar a população inteira da região.
Parte do ofício diz: "O Mato Grosso do Sul é um estado pequeno, com baixa densidade demográfica, e que no momento possui uma taxa de infecção elevada para que o efeito da vacinação possa ser avaliado mais rapidamente, e possui condições de realizar a pesquisa".
O estado tem, até o momento, 1,3 milhão de doses aplicadas. A estimativa, de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a população tem 2,8 milhões de habitantes.
Veja também!
>>> Copa América no Brasil não traz risco adicional de covid-19, segundo Queiroga
>>> Dia D de vacinação: SP espera aplicar 403 mil segundas doses neste sábado (5)
>>> Conselho de Ética aprova perda de mandato da deputada Flordelis
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube