Bio-Manguinhos deve liberar vacinas importadas na quarta-feira
Avião com 2 milhões de doses chega nesta terça-feira a São Paulo
(Foto: AP)
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) espera concluir na madrugada de quarta-feira (24) a rotulagem e a análise de 2 milhões de doses prontas da vacina Oxford/AstraZeneca que chegarão da Índia amanhã (23).
O avião com as doses já decolou de Mumbai, na Índia, e a carga deve desembarcar em São Paulo às 6h55 de amanhã. Após os trâmites alfandegários, as doses serão levadas ao Rio de Janeiro, onde fica Bio-Manguinhos.
Na Fiocruz, haverá conferência de temperatura e integridade da carga, e as vacinas receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
O Brasil já havia recebido 2 milhões de doses prontas da Índia em 24 de janeiro, e mais 8 milhões de doses devem chegar nos próximos dois meses, graças a um acordo entre a Fiocruz, a AstraZeneca e o Instituto Serum, produtor das vacinas no país asiático.
A aquisição das doses visa a acelerar a vacinação enquanto a Fiocruz trabalha na produção das vacinas a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) que começou a chegar neste mês.
Veja também!
>>> Flamengo vence o Internacional por 2 a 1 e vira líder a uma rodada do fim do Brasileirão
>>> Araraquara (SP) entra em lockdown para frear disseminação de covid-19
>>> IR 2021: Contribuinte pode juntar documentos para declarar Imposto de Renda
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube