RedeTVi - Notícias | Ciência

Baixo consumo de gorduras pode atrasar envelhecimento e prevenir Alzheimer, diz estudo

(Foto:Reprodução)

Um consumo baixo de calorias e pouca gordura pode resultar no retardamento do envelhecimento, de acordo com uma pesquisa divulgada no site de artigos acadêmicos Frontiers in Molecular nesta segunda-feira (12).

Os cientistas ainda revelaram que esse tipo de dieta é relativamente mais eficiente que atividades fisicas e ainda colabora com a prevenção de doenças que causam demência, como o Mal de Alzheimer.

O motivo seria a desativação da célula microglia, que faz parte do sistema imunológico. Quando essa célula é ativa, causa inflamações no cérebro que podem acarretar no envelhecimento mais acelerado.

Para os testes, os cientistas usaram ratos que foram analisados em duas etapas. Na primeira, foi feita uma análise da microglia no hipotálamo, região associada à memória. Na segunda, as cobaias foram colocadas sob uma dieta com pouca caloria e gordura, que resultou na diminuição da atividade da célula.

Apesar das descobertas, os pesquisadores afirmam que são necessários mais testes para comprovar a tese, já que os ratos estudados nunca tiveram outra dieta ao longo da vida e não têm hábitos alimentares semelhantes aos humanos.

Veja também:

Falta de segurança aumenta violência contra profissionais da saúde em MG