Anvisa recomenda suspensão provisória da temporada de cruzeiro
Nesta sexta, a Agência encaminhou recomendação ao Ministério da Saúde
(Foto: Agência Brasil)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (31) que a temporada de cruzeiros seja suspensa, devido o aumento de casos de infecção por Covid-19 nas embarcações na costa brasileira.
A Anvisa ainda informou que diante do atual cenário epidemiológico no mundo, principalmente por conta da variante Ômicron, a medida de caráter preventivo deve ser realizada até haver mais dados. “Após investigações epidemiológicas realizadas pela Agência e pelas autoridades de saúde locais, dois navios tiveram suas atividades interrompidas ao longo desta sexta-feira: o Costa Diadema, que estava atracado em Salvador (BA), e o MSC Splendida, que está no Porto de Santos (SP),” declarou a Agência.
A retomada da temporada de cruzeiro para de 2021/2022 foi prevista em 5 de outubro, pela Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA 658, período antes da identificação da nova variante Ômicron.
De acordo com a recomendação da Anvisa, mesmo com a elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada existem dificuldades na execução. “Estabelecendo as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa, na prática, tem-se observado dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para Covid-19 em seus territórios.”
Essa manifestação da agência não afeta os cruzeiros em operação. Até definição dos ministros, os navios seguem respeitando as regras sanitárias vigentes.
Veja também!
>>>Salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212
>>>Com fortes chuvas, município do Rio entra em estágio de atenção
>>>Anvisa monitora dois navios após aumento de casos de covid-19 a bordo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube