Anvisa autoriza importação das vacinas Sputnik V e Covaxin
Os dois imunizantes tiveram pedidos de liberação negados anteriormente pela agência
(Foto: Agência Brasil)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação das vacinas contra a Covid-19, a Sputnik V e Covaxin, nesta sexta-feira (4) durante a 9ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada.
Os dois imunizantes tiveram pedidos de liberação negados anteriormente pela agência. Apesar de não terem atestados da instituição, fábricas resolveram problemas identificados anteriormente. Os gerentes técnicos colocaram condicionantes para importações dos imunizantes.
“Destaco que fica autorizada a importação excepcional e temporária do seguinte quantitativo, correspondente a doses para imunização de 1% da população nacional, dentro do cronograma enviado pelo Ministério da Saúde: 4 milhões de doses”, disse o relator Alex Machado Campos.
Os imunizante receberam quatro votos favoráveis e um contra da diretora Cristiane Jourdan.
A autorização foi em caráter excepcional e temporária de 4 milhões de doses da vacina Covaxin contra a Covid-19, e doses da Sputnik V para os estados brasileiros, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí.
A Anvisa deve analisar dados do uso dos 4 milhões de doses autorizadas, e a importação das vacinas deve acelerar a imunização contra a Covid-19 no Brasil.
Veja também!
>>>Grávidas sem comorbidade serão vacinadas a partir de segunda (7) em SP
>>>São Paulo faz Dia D para segunda dose de vacina contra covid-19
>>>Mais de 60% dos municípios no país relatam aumento de casos de Covid-19
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube