RedeTVi - Notícias | Ciência

Anvisa afirma que área técnica suspendeu testes de vacina

A medida foi tomada após um “evento adverso grave” ter sido constatado no dia 29 de outubro

(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta terça-feira (10) que a interrupção dos testes da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foi uma decisão “técnica”.   

“As informações veiculadas ontem foram consideradas insuficientes e incompletas para que ontem fosse possível continuar permitindo o desenvolvimento vacinal. Diante de informações incompletas, a área técnica só tem uma decisão a tomar”, explicou o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.   

A medida foi tomada após um “evento adverso grave” ter sido constatado no dia 29 de outubro, para avaliar os “dados observador até o momento e julgar sobre o risco/benefício da continuidade do estudo”.   

De acordo com Torres, a suspensão dos ensaios clínicos ocorreu por um órgão técnico da Anvisa, a Gerência Geral de Medicamentos (GGMED), sem passar pelo colegiado dos diretores.   

“Nos desenvolvimentos tem eventos adversos, como dor ou vermelhidão. E tem graves, que vão desde internação com risco, sequela e até mesmo ao óbito”, acrescentou o diretor-presidente da Anvisa, prestando solidariedade à vítima.    

Veja também!

>>> Mourão sobre parabenizar Biden por vitória nos EUA: "Vamos aguardar"

>>> Vacina da Pfizer contra Covid-19 é eficaz, diz estudo

>>> Ex-governador do RJ, Pezão é internado com diagnóstico de covid-19

 

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube