Vídeo mostra tumulto em supermercado por causa de álcool gel
Vídeo enviado ao Portal da RedeTV! foi gravado na zona sul de São Paulo
(Foto: Reprodução/RedeTV!)
Um vídeo enviado ao Portal da RedeTV! mostra tumulto em um supermercado nesta quarta-feira (18) da zona sul de São Paulo em razão do reabastecimento de álcool em gel. Segundo informações de pessoas que estavam no local, o estabelecimento estava limitando a compra de duas unidades por pessoa e vendia cada emabalagem de 400 ml por R$ 11.
A procura por álcool gel disparou em todo o Brasil desde a chegada da pandemia de coronavírus ao país. A procura é tanta que o produto sumiu das prateleiras e, quando o estoque é reabastecido, uma multidão já está à espera mercadoria.
Veja o vídeo:
Procon
Diante da proliferação do coronavírus, o Procon saiu às ruas de São Paulo com o objetivo de fiscalizar supermercados, farmácias e outros estabelecimentos que praticam preços abusivos em produtos como álcool em gel e máscaras de proteção.
Veja:
Conselho de Química não recomenda Produção de álcool gel caseiro
A pandemia de coronavírus já matou mais de 7.500 pessoas e infectou quase 185 mil pelo mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, há 234 casos confirmados, dados do Ministério da Saúde, e a primeira morte foi registrada nesta terça-feira (17), em São Paulo. O pânico em decorrência do Covid-19 fez com que os estoques de álcool gel acabassem em muitas farmácias.
Esse cenário causou furor na web e muitas receitas caseiras foram compartilhadas pelas redes sociais. Vendo a propagação de notícias falsas, o Conselho Federal de Química (CFQ) divulgou uma nota que "não recomenda qualquer tentativa de produção caseira de álcool gel, tanto pelos riscos associados quanto por confrontar a legislação brasileira."
A nota oficial confirma que o álcool gel é eficaz contra o novo coronavirus e é "recomendado pelas autoridades nacionais e internacionais de saúde", incluindo a OMS e o Ministério da Saúde brasileiro.
Produzir álcool gel caseiro é perigoso e "quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas", segundo a CFQ.
O Conselho ainda esclareceu que o "álcool gel, por ser considerado antisséptico, ajuda na prevenção ao contágio pelo coronavírus e sua indicação pauta-se nas medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias".
Veja também!
>>> Segundo exame de Covid-19 de Bolsonaro dá negativo
>>> Polícia recaptura 517 presos que fugiram de três presídios paulistas
>>> Número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil sobe mais de 6.700 em um dia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube