RedeTVi - Notícias | Cidades

Turista de MG fica com manchas no corpo após banho de mar no sul da Bahia

Vigilância de Saúde Ambiental investiga se caso tem relação com óleo que atingiu litoral do Nordeste


Turista de MG fica com manchas no corpo após banho de mar no sul da Bahia — (Foto: Arquivo Pessoal)

Um turista de Minas Gerais ficou com manchas no corpo após tomar um banho de mar na Praia de Corurupe, em Ilhéus, no sul da Bahia. A Vigilância em Saúde Ambiental do município investiga se há relação do problema com as manchas de óleo que afligem o litoral do Nordeste.

As informações são da TV Santa Cruz. De acordo com Anderson Gabriel, de 38 anos, ele estava sozinho na praia quando decidiu nadar. O turista disse que ficou cerca de 40 minutos na água e saiu quando o corpo começou a arder. Quando chegou em sua residência, notou que um líquido escuro escorria pelo seu corpo. Em seguida, notou as manchas.

Segundo a Vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus, o ocorrido está sendo apurado para ver se tem relação com as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste. O turista fez exames e é acompanhado pelo órgão, que trata o caso como isolado.

A vigilância ainda informou que outras pessoas tomaram banho na mesma praia e não tiveram reações. O órgão também analisa um outro caso, de uma mulher voluntária, que sentiu reações quando auxiliava na limpeza de manchas de óleo na Praia da Avenida Soares Lopes, também em Ilhéus.

Contato com o óleo

Deacordo Vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus, é orientado à população a não entrar em contato com o óleo, pois existem sintomas pelo contato dermatológico, por inalação e ingestão. Utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é recomendado para fazer a devida retirada do material.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ratifica a orientação, afirmando que a população deve tomar cuidado ao retirar o produto. Caso haja reação alérgica, ou ingestão incidental, é necessário procurar um posto de saúde mais próximo. Recomenda-se usar água e sabão, fazer fricção mecânica e evitar retirar o produto com soluções tóxicas.

Desde o início do aparecimento de manchas de óleo nas praias nordestinas, mais de 4 mil toneladas de resíduos já foram retirados desses locais, informou no sábado (2) o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O descarte desse material é feito pelas secretarias de Meio Ambiente dos estados. 


Turista de MG fica com manchas no corpo após banho de mar no sul da Bahia — (Foto: Arquivo Pessoal)

Veja também!

>>> Enem: 1,2 milhão de inscritos faltaram; 376 foram eliminados

>>> Fábio Carille é demitido do Corinthians após derrota por 4 a 1

>>> Quatro mil toneladas de óleo já foram retiradas de praias nordestinas

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!