RedeTVi - Notícias | Cidades

Tripulantes desembarcam de navio com casos de coronavírus em São Paulo

Navio possui 31 casos suspeitos

(Foto: Reprodução)

70 brasileiros que estavam a bordo do navio Costa Fascinosa, atracado no Porto de Santos, em São Paulo, estão desembarcando neste domingo (5) em operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A embarcação está com 31 casos suspeitos do novo coronavírus, 7 tripulantes confirmados com a doença foram internados em um hospital da cidade.

De acordo com a Anvisa, o foco desse desembarque é remover os brasileiros que não apresentam sintomas do Covid-19  e testaram positivo para a doença. A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que neste momento é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis.

A empresa responsável pelo navio adquiriu kits de teste rápido que serão utilizados para tirar os tripulantes que já estavam isolados a bordo e garantir que não estão infectados.  Cerca de 70 brasileiros devem desembarcar. O número correto só será definido a medida e que forem analisados e testados. 

Histórico 

O navio Costa Fascinosa permanece em quarentena e o encerramento dependerá da evolução dos casos suspeitos que estão em isolamento na embarcação.  

Na quarta-feira (4) dois tripulantes foram desembarcados do Costa Fascinosa por suspeita de Covid-19. O desembarque seguiu todos os protocolos da Anvisa e atende as regras de quarentena. Pela regra somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência hospitalar.   

Com isso, são nove os tripulantes já desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urgência. Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19. 

Veja também!

>>> Infectados pelo coronavírus ao redor do mundo ultrapassam 1 milhão

>>> Auxílio de R$ 600 para informais: saiba quem pode receber receber a ajuda

>>> Israel promete testes em humanos de possível vacina do Covid-19 para início de junho

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube