RedeTVi - Notícias | Cidades

Temporal provoca soterramentos, inundações e mortes na Baixada Santista (SP)

Ao menos onze pessoas morreram, entre elas um bombeiro que fazia o resgate de vítimas no Morro do Macaco, em Guarujá


Alagamento no bairro Macuco, em Santos (SP) - (Foto: Reprodução/Twitter)

A forte chuva que atingiu a Baixada Santista na madrugada desta terça-feira (3) provocu a morte de ao menos onze pessoas nas cidades de Guarujá, São Vicente e Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre os mortos estão um casal que foi soterrado e um bombeiro que atuava em um resgate. Seis pessoas ainda estão desaparecidas.

Além das mortes, a região também registrou diferentes pontos de deslizamento de terra, inundações e alagamentos.

A previsão para toda a terça é de chuva moderada a forte em todo o litoral São Paulo, o que inclui toda a região da Baixada Santista, segundo a Defesa Civil. Isso ocorre devido a formação de uma área de baixa pressão na região e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

Guarujá

Segundo informações da corporação, dois bombeiros tentavam resgatar uma criança após um primeiro deslizamento de terra no Morro do Macaco. Os socorristas foram surpreendidos por um segundo deslizamento, que os atingiu. Eles não resistiram.

No local, outras duas pessoas morreram - uma mãe e o seu bebê.

São Vicente

Em São Vicente, a Defesa Civil registrou deslizamentos nos morros do Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha. Um casal de idosos morreu após ficarem soterrados. Uma terceira morte ocorreu em asilo na cidade, que foi atingido pela chuva. O local foi interditado. 

Um outro casal, que estava saindo de casa, foi arrastado pela chuva e segue desaparecido. As equipes do Corpo de Bombeiros trabalham nas buscas.

Santos

Em Santos, há vários pontos de alagamentos e o tráfego foi bloqueado em diferentes vias. Segundo a Defesa Civil, mais de 70 ocorrências foram registradas até o momento. Os morros seguem em estado de atenção para deslizamentos.

Uma mulher, de 30 anos, morreu após ser vítima de um deslizamento no Morro do Tetéu.  

Todo o efetivo da Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e equipes de zeladoria estão mobilizados para atender ocorrências registradas na Cidade. 

Defesa Civil atua na área

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as primeiras necessidades.

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm e Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e Itanhaém e Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para toda a terça é de chuva moderada a forte em todo o litoral São Paulo, isso inclui toda a região da Baixada Santista devido a formação de uma área de baixa pressão na área e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

(Matéria em atualização...)

Veja também!

>>> Coronavírus matou mais de três mil no mundo

>>> OCDE prevê crescimento menor da economia global devido ao coronavírus

>>> Juiz decide que Adélio Bispo não pode continuar em presídio federal

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube