Técnica de enfermagem que aplicou seringa sem vacina em idosa disse que não percebeu erro
Caso aconteceu em Petrópolis (RJ), mulher foi ouvida pela secretaria de saúde
(Foto: Reprodução/Redes sociais)
A técnica de enfermagem flagrada vacinando uma idosa de 94 anos com uma seringa vazia em Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi ouvida pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (15) e disse que não percebeu o problema na aplicação até ver o vídeo.
Em contato com o portal da RedeTV!, a secretaria afirmou que a contagem das doses feita após o caso não constatou nenhum indício de que a dose tenha sido desviada e confirmou o afastamento da profissional.
Ainda de acordo com a comunicação da secretaria, a idosa flagrada nas imagens foi localizada e recebeu a dose correta do imunizante.
A técnica relatou em depoimento preliminar que não teve a intenção de cometer o erro e que tudo aconteceu por conta de um problema na seringa.
O caso aconteceu na última sexta-feira (12) e repercutiu após imagens da cena serem divulgadas as redes sociais. O caso foi denunciado para a Polícia Civil e para o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ).
Em nota, o Coren informou que “recebeu denúncias e já apura, via Fiscalização, as ocorrências de supostas irregularidades durante o ato vacinal. Também está em contato com autoridades competentes para elucidação dos casos. Os profissionais serão ouvidos pelo Departamento de Ética, que investigará o ocorrido”.
Mais cedo nesta segunda-feira (15), a Prefeitura ainda afirmou que as equipes de saúde estão sendo orientadas a seguirem os protocolos durante a aplicação da vacina, que consiste em permitir que o vacinado ou familiar acompanhe todo o processo, desde o manuseio da ampola da vacina até o término da aplicação.
Confira o vídeo da cena:
Veja também!
>>> Inter vence Vasco e pode se campeão no próximo domingo contra Flamengo
>>> Pazuello estabelece novo plano para remoção de pacientes no Amazonas, com foco no interior
>>> Nova Zelândia decreta novo lockdown em Auckland
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube