RedeTVi - Notícias | Cidades

Secretário da Segurança Pública de SP diz que irá manter câmaras portáteis nos uniformes de policiais militares

Recurso começou a ser usado pela Polícia Militar paulista em 2020 

(Foto:Reprodução/Twitter)

Nesta terça-feira (10), o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que irá manter as câmeras corporais da Polícia Militar, programa conhecido como "Olho Vivo". 

"Não iremos acabar com o programa Olho Vivo das câmeras. Não iremos, é o meu compromisso e do governador", afirmou Derrite em entrevista ao Bom Dia SP

Na última semana, em entrevista à rádio Cruzeiro, de Sorocaba, interior de SP, o secretário disse que um estudo realizado pela Instituição Getúlio Vargas (FGV) mostrou que uso da câmara portáveis nos uniformes da PM em SP evitou 104 mortes,  diminuição de 57%, em comparação ao período anterior em que a medida entrou em vigor.

Após a declaração, procuradores chegaram a divulgar uma manifestação contra à revisão, apontando que a suspensão ou a retiradas das câmeras poderia ser entendido como ‘licença para matar’.

Derrite, no entanto, afirmou que a gestão estadual pretende ampliar as funcionalidades da câmera, como georreferenciamento e leitura de placas de veículos.

"Ela foi instalada com uma intenção de fiscalização e controle que é aceitável, tem sua funcionalidade. Nós queremos, além da fiscalização e controle, acoplar a câmera do policial ferramentas que vão combater o crime. Como por exemplo, leitura de placa de veículos roubados. Isso pode ser instalado na câmera", finalizou o secretário.

Veja também!

>>> Governadores se unem em Brasília para condenar atos golpistas

>>> Lula e governadores atravessam a Praça dos Três Poderes e vão ao STF

>>> Lula conversa com líderes estrangeiros sobre atos antidemocráticos

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube