São Paulo registra rebeliões e fugas em presídios
Ao menos 400 detentos fugiram do presídio de Mongaguá
(Foto: Reprodução/Youtube)
Presos de penitenciárias do estado de São Paulo se rebelaram nesta segunda-feira (16). Há registros de rebeliões nos presídios de Sumaré, Mirandopolis, Tremembé, Osvaldo Cruz e Hortolândia devido a suspensão da saída temporária.
Cerca de 400 detentos fugiram na tarde desta segunda-feira (16) do Centro de Progressão Penitenciária Dr. Rubens Aleixo Sendin em Mongaguá, no litoral sul de São Paulo. Ainda não há informação de como os presos conseguiram escapar.
Em um vídeo divulgado pelo “Diário do Litoral”, é possível ver centenas de presos correndo.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), as rebeliões ocorrem devido à suspensão da saída temporária, agendada para o mês de março, que ocorreria amanhã (17). O benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto.
“A medida foi necessária pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados”, disse a secretaria em nota.
Segundo a decisão, tomada pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, a pedido da SAP, suspender a saída de presos não configura supressão ao direito de saída temporária, “mas tão-somente visa a resguardar a saúde coletiva da população carcerária neste momento crítico, com garantia de gozo oportuno, em perfeita harmonia entre o interesse individual e a supremacia do interesse público”, diz o texto da decisão.
De acordo com a SAP, o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e a Polícia Militar já estão agindo nas ocorrências. Não há o registro até o momento de feridos.
Veja também!
>>> Número de pacientes com coronavírus chega a 200 no Brasil, diz Ministério da Saúde
>>> Governo de SP lança ofensiva contra coronavírus após número de casos mais que dobrar no estado
>>> Manifestações pró-governo são realizadas em todo o país
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube