RedeTVi - Notícias | Cidades

Rio de Janeiro tem 36 pessoas mortas para cada policial assassinado

O estado do Rio de Janeiro registra 36 mortes em supostos confrontos entre civis e policiais para cada um assassinato de PM. O dado é referente ao ano de 2017.

No total, foram registradas 1.124 mortes de civis nesse tipo de situação no ano passado. Já o número de policiais militares assassinados atingiu a marca de 134.

Os números mostram um forte crescimento de mortes de pessoas em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro nos últimos anos. Em 2013, a proporção era de 20 óbitos para cada PM executado.

Relatório divulgado na quinta-feira (18) pela organização não governamental Human Rights Watch (HRW) destaca a situação em todo o Brasil. A entidade pede que as autoridades brasileiras tomem medidas para conter as execuções extrajudiciais cometidas pela polícia.

Um levantamento feito Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 4.224 assassinatos cometidos por policiais militares e civis em 2016, um acréscimo de 26% em relação ao ano anterior.

Na avaliação da Human Rights Watch, essa situação foi agravada com a aprovação, em outubro, pelo Congresso Nacional, de lei que permite que militares das Forças Armadas que cometerem crimes dolosos contra civis, durante operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), sejam julgados pela Justiça Militar, e não mais pela Justiça comum.