RedeTVi - Notícias | Cidades

Prefeitura de SP anuncia tarifa zero para ônibus aos domingos

Benefício começará a valer a partir de 17 de dezembro 

(Foto: Agência Brasil)

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta segunda-feira (11) que a partir do dia 17 de dezembro os ônibus municipais terão tarifa zero aos domingos, no Natal, no Ano-Novo e no aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro).

A medida deverá valer para todos ônibus da cidade, das 00h até as 23h59

Segundo a prefeitura de São Paulo, a medida tem como objetivo “incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, melhorar a economia e a oferta de empregos." 

“Só de espaços culturais da Prefeitura que abrem aos domingos, são 78, de espaços esportivos, 45, além de 112 parques. Fora os equipamentos do Estado, particulares, Shoppings. O cidadão vai poder visitar a Avenida Paulista aberta aos domingos, a Liberdade, poderá ir à missa, ao teatro, ao centro histórico e uma série de atividades”, destacou o prefeito.

Nunes ainda afirmou que a iniciativa não deve refletir no orçamento público e prevê que, inicialmente, o atendimento será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus. "Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Vamos deixar de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, que soma R$ 280 milhões no ano. Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então tecnicamente não existe um aumento de recurso”, explicou.  

A catraca será liberada para os passageiros pelo motorista e cobrador ou através do Bilhete Único individual que, neste caso, não haverá cobranças ao usuário.

Veja também!

Novo grupo de repatriados de Gaza chegará ao Brasil nesta madrugada

Incêndio em acampamento do MST deixa 9 mortos, no Sul do Pará

Mina 18 da Braskem se rompe na Lagoa Mundaú, em Maceió

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: