Prefeitura de Belo Horizonte anuncia reabertura do comércio e volta às aulas
As atividades não essenciais estavam proibidos desde 6 de março na capital mineira
(Foto: Prefeitura de Belo Horizonte)
A prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais, anunciou na tarde desta segunda(19) a reabertura do comércio a partir desta quinta(22) e a volta às aulas no próximo dia 26. O pronunciamento aconteceu em uma coletiva de imprensa na sede da prefeitura, para divulgar os novos protocolos e medidas adotadas para a capital mineira, e contou com a presença do prefeito Alexandre Kalil junto ao Comitê de Combate à Covid-19, formado pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, secretário municipal de Planejamento e Orçamentos, André Reis, e os infectologistas, Estevão Urbano, Unaí Tupinambás e Carlos Starling.
As atividades não essenciais estavam proibidos desde 6 de março para conter o avanço do coronavírus, e voltam a funcionar de maneira gradual após a capital passar para a onda vermelha do plano Minas Consciente, do governo estadual.
A volta às aulas no município acontece no próximo dia 26, e inicialmente retornarão as unidades escolares, as crianças de 0 a 5 anos. De acordo com o comitê, é necessário que a comunidade escolar esteja engajada e respeite os protocolos de saúde. Questionado sobre a vacinação dos professores, o secretário municipal de saúde, afirmou que a cidade está imunizando os grupos de acordo com o recomendado pelo Plano Nacional de Imunização(PNI).
O último boletim epidemiológico da Prefeitura de Belo Horizonte mostrou que o índice de transmissão do coronavírus está 0,87, abaixo do considerado descontrole. Kalil, declarou que a abertura e flexibilização de todo o comércio depende principalmente da colaboração da sociedade para que os números continuem diminuindo. “Quem abre ou fecha a cidade é a população de Belo Horizonte, com respeito, saindo só quando precisa, tendo os cuidados necessários”, afirmou o prefeito.
Os indicadores epidemiológicos serão monitorados diariamente na cidade e serão avaliadas novas flexibilizações, de acordo com os números.
Veja também!
>>>SP abre vacinação dos profissionais da saúde a partir de 47 anos
>>>Câmara do Rio de Janeiro desliga Dr. Jairinho de Comissão de Justiça
>>>Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 2
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube