PF realiza operação que investiga desvio no Auxílio Emergencial de R$ 50 milhões
Operação Apateones cumpre 47 mandados de busca e 2 de prisão preventiva
(Foto: Divulgação/PF)
Nesta terça-feira (7), a Polícia Federal de Campinas (SP) realiza 47 mandados de busca e mais dois de prisão preventiva na Operação Apateones contra fraudes no Auxílio Emergencial. O desvio atinge a casa dos R$ 50 milhões. A ação da polícia ocorre em 12 estados e no Distrito Federal. O foco é uma organização criminosa
"Após análises de RIFs (relatórios de inteligência financeira) e quebra de sigilos bancários, estima-se que a organização criminosa movimentou valores que ultrapassam os 50 milhões de reais, com mais de 10.000 (dez mil) contas fraudadas”, informou a PF.
Os mandados de busca e apreensão foram endereçados pela 9ª Vara federal de Campinas e irão ser cumpridos em Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Tocantins e no DF. Além disso, o bloqueio de bens e valores encontrados no nome dos suspeitos foi autorizado pela Justiça.
Ao todo, já foram apreendidos cartões bancários, máquinas para efetuar pagamentos, entre outros objetos. São 47 suspeitos envolvidos na operação, que estão sendo investigados pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e formação de quadrilha. Somadas, as penas podem ultrapassar 22 de anos de reclusão.
Veja também!
>>> Tarcísio diz que sirenas serão instaladas em São Paulo até o próximo verão
>>> Covid-19: Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de doses aplicadas da vacina bivalente
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube