Onda de calor pode elevar temperaturas até os 50ºC na América do Sul
Cidades do sul do Brasil vem registrando temperaturas acima da média para o período
(Foto: Pixabay)
Uma onda de calor com temperaturas próximas dos 50ºC atinge a América do Sul durante esta semana. As previsões é que a Argentina, Uruguai e Paraguai registrem recordes.
Desde segunda-feira (10), as cidades argentinas vem sentindo os sinais do aquecimento. A capital Buenos Aires registrou na terça-feira (11), a quarta maior temperatura da história, com 41,1ºC.
No Uruguai, os termômetros vem marcando entre 41ºC e 43ºC, causando calor maior que o previsto para esse período do verão.
O Brasil também vem sofrendo com essa onda de calor. Na Serra Gaúcha, considerada a região mais fria do país, tem previsão de atingir temperaturas acima dos 40ºC. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, nos próximos dias pode chegar a marca de 44ºC, segundo o MetSul.
Cerca de 159 municípios gaúchos estão em estado de alerta desde novembro, devido o prolongamento da onda de ar seco e estiagem. A agricultura da região vem enfrentando prejuízos, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Imnet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, emitiu um alerta de perigo pela onda de calor no Estado.
A Defesa Civil dos locais afetados recomenda que a população evite sair no sol sem proteção, permaneça em locais ventilados e mantenha a hidratação.
Veja também!
>>>MPMG abre inquérito para investigar tragédia em Capitólio
>>>Governo de São Paulo adotará novas medidas restritivas
>>>Primeiro lote de vacinas para crianças chega nesta semana
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube