RedeTVi - Notícias | Cidades

Mulher suspeita de aplicar "gotas milagrosas" contra o coronavírus é detida em SP

GCM levou a mulher à Delegacia de Polícia de Guarujá, no litoral paulista, após ela ser flagrada prescrevendo medicações homeopáticas a moradores da região


Suspeita de oferecer "gotinhas milagrosas" é flagrada atendendo moradores em Guarujá, SP - (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá)

Uma suspeita de medicar pessoas com "gotinhas milagrosas" contra o coronavírus foi detida em Guarujá, no litoral de São Paulo. A mulher foi flagrada após denúncias de que estaria atendendo pessoas em um estabelecimento comercial e causando aglomerações, segundo informações da prefeitura da cidade. Com ela, foram apreendidos frascos de medicamento homeopáticos e vitaminas.

De acordo com a gestão da cidade, a mulher estaria prestando atendimento na Avenida Raphael Vitiello, no bairro Vila Edna. Um Guarda Civil Municipal, acompanhado por um fiscal da prefeitura, foi encaminhado até o local da denúncia para verificar o que estava acontecendo.

Então, o GCM e o fiscal flagraram a suspeita vestida com um jaleco e prestando atendimento a outra mulher. De acordo com a equipe, a mulher estava fazendo a verificação da pressão arterial da moradora e aplicando uma solução em gotas.

Ela foi detida pela GCM e levada à Delegacia de Polícia de Guarujá. Em depoimento, a indiciada relatou prestar atendimento gratuito à população carente e que é capaz de resolver problemas como imunização e hipertensão com a prescrição de homeopatias.

Também às autoridades, a suspeita afirmou ser "neuropsicopedagoga", profissão que não é regulamentada pelo Ministério do Trabalho. Após se comprometer a apresentar certificações para a atividade, ela foi liberada com a presença de um advogado.

O caso foi registrado na delegacia e será investigado como "curandeirismo", por aplicar substâncias em pessoas e prescrever medicamentos. A equipe apreendeu frascos com medicamentos homeopáticos, florais e vitaminas no local onde ela realizava os atendimentos. A origem dos produtos também está sendo apurada.

Mulher divulgava "cura" na internet

Ainda segundo a Prefeitura de Guarujá, a mulher chegou a publicar um vídeo nas redes sociais no domingo (19) informando sobre os atendimentos e afirmanndo que a medicação, aplicada em gotas, era capaz de fortalecer o organismo contra o vírus. 

GCM apreendeu equipamentos e medicações homeopáticas com suspeita em Guarujá, SP
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá)

A advogada de Ana Paula Ramos Paiva Sanches enviou uma nota à imprensa. Confira:

NOTA À IMPRENSA

Quanto aos fatos ocorridos em 20/04/2020, em relação à Sra. Ana Paula Ramos Paiva Sanches, na figuração de advogada devidamente constituída, venho através desta nota, informar inicialmente que:

1. A Sra. Ana Paula Sanches é profissional especializada e capacitada em terapias complementares de homeopatia e acupuntura;

2. A mesma é registrada pelo MTb CBO 3221-25 e CBO 2394-25, com certificado e diploma reconhecido;

3. Estas profissões são reconhecidas pela OMS (organização mundial da Saúde) e pela CFM (conselho federal de medicina), e amplamente utilizadas como terapias complementares concomitante com a alopatia médica;

4. Portanto as terapias complementares de homeopatia e acupuntura NÃO SÃO PROIBIDAS no território nacional;

5. Vem informar que na data dos fatos, a Sra. Ana Paula não estava receitando qualquer remédio profilático tão pouco atendeu qualquer pessoa que se encontrava com qualquer enfermidade;

6. Na verdade, a mesma tão somente administrou substância fitoterápica homeopática, sem qualquer contra indicação pela qual auxiliaria no fortalecimento de imunidade, sendo que jamais ofertou cura para qualquer doença;

7. Deseja a Sra. Ana Paula direito de resposta em todos os canais pelo qual foi divulgada sem o devido contraditório, uma vez que a mesma está sendo execrada de forma pública por um ato permitido, e até de solidariedade com as pessoas carentes;

8. Está disposta a Sra. Ana Paula, através de sua advogada constituída de esclarecer quaisquer dúvidas.

Veja também!

>>> Brasil tem 43 mil casos de coronavírus e 2,7 mil mortes registradas

>>> Turismo no Brasil deve ter queda de 38,9% nos ganhos, aponta FGV

>>> Auxílio de R$ 600: Cidadão com benefício emergencial negado pode fazer nova solicitação

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube