Mortes em confronto com Polícia Civil de SP atingem o maior número em 11 anos
O número de pessoas mortas em confronto com policiais civis do estado de São Paulo atingiu o maior patamar dos últimos 11 anos. De acordo com reportagem do portal UOL, o número de mortos chegou a 29 passados nove meses do ano.
Dados oficiais contabilizam 19 mortos no primeiro semestre de 2017. O balanço do terceiro trimestre do ano ainda não foi divulgado e só deve ser anunciado em outubro. A reportagem do UOL soma mais 10 pessoas mortas ao número oficial, contabilizando o caso ocorrido em 03 de setembro no bairro do Morumbi, na capital paulista. na ocasião, uma ação da Polícia Civil contra uma quadrilha terminou com 10 suspeitos mortos.
O número contabilizado até setembro deste ano é o maior desde 2006, quando 51 pessoas foram mortas. À época, o estado de São Paulo viveu uma crise de segurança com ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) e outras facções. Naquele ano, somente no segundo trimestre, foram registradas 27 mortes. Já no ano passado, o total de mortos em confronto foi 14.
Levantamento da reportagem do UOL ainda mostra que a Polícia Civil registra este ano a morte em confronto de 2 agentes. Em todo o ano passado, 5 policiais morreram em confrontos.