Moradores de rua em Fortaleza erguem casa com material de obra de metrô parada
(Foto: Reprodução)
Moradores de rua de Fortaleza, capital do Ceará, estão preocupando vizinhos e comerciantes após erguerem uma casa na Praça da Bandeira há seis meses. O local ficou interditado por quatro anos por causa da obra de uma das estações do Metrofor (linha de metrô de Fortaleza).
[leiamais]A praça, popularmente chamada de Cristo Rei, costumava ser ocupada pela população antes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) interditá-la para a obra. No entanto, assim que os tapumes foram retirados, um grupo de moradores de rua construiu a residência - que dispõem até mesmo de energia elétrica - usando o material restante da obra que não foi levado pelos responsáveis.
De acordo com relato de moradores da região, cerca de 15 pessoas moram na casa - adultos, idosos e crianças. O grupo se organiza para pedir dinheiro a motoristas que estacionam próximo ao local e não são receptivos caso alguém se recuse a contribuir.
Testemunhas também reclamam que não é incomum ver integrantes do grupo fazendo sexo ou tomando banho em plena luz do dia. Além disso, relatam que o local virou ponto de usuários e vendedores de drogas.
Em nota, a Seinfra disse que o problema com a população de rua é por causa da prefeitura e aguardam a retirada dos moradores para poder demolir a construção irregular. Além disso, explicou que, à época da desmontagem do canteiro de obras, foram retirados os tapumes, guaritas, portões e recolhido todo entulho e material de construção.