RedeTVi - Notícias | Cidades

Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo

O imunizante está sendo desenvolvido pela USP de Ribeirão Preto

(Foto:Isac Nobrega/PR) 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, anunciou nesta sexta-feira (26) que pesquisadores financiados com recursos do governo federal entraram com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de testes de um novo imunizante contra a covid-19, a vacina MCTI BR

A vacina e está sendo desenvolvido pelo pesquisador Célio Lopes Silva, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, em parceria com as empresas Farmacore Biotecnologia e PDS Biotechnology Corporation.

A solicitação apresentada nesta quinta-feira (25) pelo grupo foi para que os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do imunizante possam dar andamento às fases 1 e 2 dos testes clínicos, que envolvem a avaliação em humanos. Marcos Pontes informou que inicialmente serão 360 voluntários.

Em entrevista, Pontes destacou que o ministério vem financiando pesquisas desde fevereiro do ano passado, mas que teve dificuldades para obter novos recursos no fim do ano e em fevereiro, mas remanejou recursos da pasta para o projeto coordenado pelo professor da USP de Ribeirão Preto.

“Em fevereiro uma dessas vacinas se adiantou bastante com a Anvisa. Busquei no MCTI recursos de outros projetos para apoiar os testes clínicos”, afirmou. 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, comemorou o pedido de autorização à Anvisa. “Em pouco meses, seremos autossuficientes na produção de vacinas. Não sabemos por  quanto tempo teremos que enfrentar essa doença, mas a produção nacional vai garantir que possamos vacinar os brasileiros todos os anos, independentemente das variantes que possam surgir”, garantiu Bolsonaro.

Veja também!

>>> Congresso aprova Orçamento da União para 2021

>>> Butantan desenvolve a primeira vacina nacional contra covid-19

>>> Nascidos em setembro podem atualizar dados no Caixa Tem

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube