Ministério da Saúde disponibiliza 150 leitos para vítimas de Brumadinho
O Ministério da Saúde reservou 150 leitos leitos hospitalares e a Força Nacional do SUS para atender as vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, nesta sexta-feira (25).
Em nota oficial, a pasta afirmou que o SAMU (192) da região "estão mobilizadas para eventuais deslocamentos e atendimentos necessários". As equipes estão suprindo a população local com itens de necessidade básica, abrigos e todo atendimento preciso.
O Ministério da Saúde ainda se solidarizou com as famílias das vítimas do desastre.
Confira abaixo a nota na íntegra do Ministério da Saúde:
O Ministério da Saúde se solidariza com todas as famílias das vítimas afetadas pelo desastre do rompimento da barragem em Brumadinho.
O Ministério da Saúde está integrado ao governo de Minas Gerais para prestar assistência à população atingida pelo rompimento da barragem, em Brumadinho (MG), e garantir a melhor atenção à saúde da população atingida pelo desastre.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis, está em Belo Horizonte (MG) compondo o gabinete de crise junto ao governo do Estado.
A pasta colocou à disposição a Força Nacional do SUS, kits de emergência (medicamentos e materiais de primeiro socorro) e outros insumos, como vacinas. Cada kit pode atender até 500 pessoas.
Além disso, todas as equipes do SAMU 192 da região estão mobilizadas para eventuais deslocamentos e atendimentos necessários. Ainda, 150 leitos hospitalares estão disponíveis.
Nessa primeira fase da Vigilância em Saúde, as equipes buscam por sobreviventes ou pessoas isoladas pelo rompimento da barragem. Estão sendo dimensionadas a necessidade de suprimentos, abrigos e atendimento para a população da região.
A segunda fase será o acompanhamento da contaminação dos recursos hídricos, em especial a situação das águas do rio Paraopeba que abastece cidades da região.