RedeTVi - Notícias | Cidades

Menino de 4 anos morre após ser picado por escorpião enquanto dormia

Caso aconteceu em Taguatinga, no Distrito Federal

(Foto: Reprodução/Facebook)

O pequeno Christian Silva de Jesus, de quatro anos, morreu após ser picado por um escorpião. Ele foi atacado enquanto dormia, no início da madrugada da última sexta-feira (28), e morreu horas depois. O caso aconteceu em Taguatinga, no Distrito Federal.

De acordo com informações do UOL, a mãe do menino, Lorraine de Jesus, de 27 anos, contou que ele acordo com dores por volta da 1h da manhã. "Quando eu levantei, ele estava gritando e balançando a perninha. Meu marido foi até o quarto, viu que era escorpião e eu já me desesperei", relembra. 

Em nota divulgada à imprensa, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a equipe da vigilância ambiental chegou a ir na casa da família, mas não foi autorizada a entrar. Somente neste ano, já foram registrados 618 casos de ataques de escorpião no DF - alta de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. 

No início deste mês, um escorpião foi encontrado em merenda de escola em São Paulo. 

Prevenção

A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples, de acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para prevenir picadas.

No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.

Caso no Brasil

Dados do ministério mostram que, em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. Em 2017, foram 125 mil registros. Os números, de acordo com a paasta, ainda são preliminares e serão revisados. Em 2016, foram 91,7 mil notificações. Em relação às mortes, 115 óbitos foram registrados em 2016 e 88 em 2017.

Veja também!

>>> Mulher reage a assalto e é arrastada por ladrão em Sorocaba (SP); vídeo

>>> IBGE divulga questionários a serem aplicados no Censo 2020

>>> Rapaz se finge de morto para pedir namorada em casamento no Amazonas: "Nunca fomos um casal normal"

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!