Justiça Militar da União comemora Centenário da Primeira Instância
Celebração da data foi adiada para este ano por conta da pandemia
(Foto: Reprodução)
Nesta quinta-feira (4), uma cerimônia em comemoração aos 100 anos da Circunscrições Judiciárias Militares (CJM) foi realizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A Primeira Instância completou o seu primeiro centenário em 2020, entretanto, em razão da pandemia as comemorações foram passadas para este ano, com acesso restrito e seguindo os protocolos de segurança.
Composta por 12 CJMs que se dividem em 19 auditorias pelo país, a primeira instância possui 38 juízes federais da Justiça Militar, e mais um como juiz auxiliar da Corregedoria da JMU.
A solenidade contou com a presença do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general de Exército Luis Carlos Gomes Mattos.
O livro “Cem anos de história: Auditorias da Justiça Militar da União”, de autoria de Maria Juvani Lima Borges e Luciana Lopes Humig, com registros documentais dos principais marcos históricos e legais da estruturação da Primeira Instância foi editado, fazendo parte da programação comemorativa ao Centenário.
As solenidades pelo país serão realizadas, em datas distintas, nas auditorias localizadas em São Paulo, Porto Alegre, Bagé, Santa Maria, Juiz de Fora, Curitiba, Salvador, Recife, Belém, Campo Grande, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília e Manaus.
Veja também!
>>>SP estuda liberar o uso de máscaras no início de dezembro
>>>Covid-19: Estado de SP apresenta queda de 93% de mortes desde abril
>>>Manaus anuncia redução do intervalo entre doses de vacinas contra Covid-19
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube